As diferenças entre o peregrino e o turista

Olá olá, hoje vamos falar sobre as DIFERENÇAS ENTRE O PEREGRINO E O TURISTA, que também é o tema do segundo vídeo da série PEREGRINART, vídeo que já está disponível no meu CANAL YOUTUBE.

Confira abaixo os 4 tópicos sobre as diferenças entre o ser peregrino e o ser turista:

1. O OLHAR PEREGRINO

Dizemos que alguém está com o olhar peregrino quando tem vontade de fazer parte da vida local, quando conversa com as pessoas da localidade, quando contribui com a sua presença e pelavra no lugar e na comunidade que o está recebendo.

2. “O TURISTA EXIGE, O PEREGRINO AGRADECE”

Esta é uma das principais diferenças que se vê entre o peregrino e o turista. O peregrino geralmente está em estado de gratidão com as pessoas que o recebem, com as partilhas feitas e pelas experiências vividas, enquanto o turista por muitas vezes está na modalidade de exigir e reclamar.

3. O VERDADEIRO PEREGRINO?

Para mim, toda e qualquer pessoa que desafia-se a sair da sua zona de conforto e vai caminhar pelo menos uma média de 20 km por dia por um determinado período merece os meus sinceros aplausos. Ser um verdadeiro peregrino é ser verdadeiro com si mesm@ durante a sua experiência de peregrinação, e quiçá na sua vida após isso.

4. O SENTIR PEREGRINO

Numa peregrinação não há diferenças de raça, classe social e sexo, não há ricos e pobres nem brancos, negros, vermelhos ou amarelos – somos todos peregrinos rumo a um mesmo objetivo, carregando um sentimento de igualdade e fraternidade dentro do peito. Somos parte de uma mesma família quando estamos em peregrinação.

Este artigo não é sobre certo ou errado, é uma partilha da minha experiência e do que tenho visto e ouvido quando estou percorrendo um caminho de PEREGRINAÇÃO, especialmente quando estou no CAMINHO DE SANTIAGO, que é onde geralmente há mais peregrinos. O importante é preparar a sua MOCHILA e o seu ESPÍRITO para percorrer o caminho, seja lá qual for o percurso escolhido e a sua motivaçao pessoal 🙂

Confira abaixo o VIDEO 2 da série PEREGRINART: 💓

Um beijo no coração e BUEN CAMINO!

Deixe uma resposta