PEREGRINART – O que é fazer uma peregrinação?

PEREGRINART – O que é fazer uma peregrinação?

Esta semana estreou no meu CANAL YOUTUBE a série de vídeos “PEREGRINART – A arte de peregrinar para transformar vidas”, e este artigo traz a mesma temática do vídeo, o próprio ato de peregrinar, baseado na pergunta “O que é fazer uma peregrinação?”.  Portanto, desapertem os cintos porque aqui vamos falar sobre LIBERDADE e TRANSFORMAÇÃO.

É sempre muito inspirador partilhar sobre PEREGRINAÇÃO, pois isto é algo que realmente mudou a minha vida. Em 2015, após passar por um processo pessoal muito difícil, senti o chamado e decidi percorrer o CAMINHO DE SANTIAGO pela primeira vez. Quando cheguei a FINISTERRE, o fim do caminho no oceano, senti que algo já havia se transformado dentro de mim, e daí para frente o meu “velho eu” já não fazia mais sentido, eu precisava de novas experiências, e foi assim que o mundo do COACHING, DESENVOLVIMENTO PESSOAL e INTELIGÊNCIA EMOCIONAL surgiu na minha vida. Paralelamente, a minha ESPIRITUALIDADE renascia a olhos vistos com a prática diária de YOGA, assim como também a minha alimentação mudou completamente ao me tornar VEGETARIANO. E a cada ano, eu voltava a fazer pelo menos um caminho de peregrinação, até chegar 2019, onde parti para a minha maior peregrinação até hoje, onde percorri cerca de 3000 km entre Lisboa e Roma, uma experiência de 7 meses a caminhar a qual chamei de “ESPÍRITO LIVRE, ALMA VIAJANTE”. A minha relação com o ato de peregrinar se tornava cada vez mais intensa, ao ponto de eu começar a guiar grupos no Caminho de Santiago – foi assim que nasceu o projeto PEREGRINART.

Mas afinal Neo, O QUE É FAZER UMA PEREGRINAÇÃO?

Abaixo partilho contigo algumas possíveis respostas a esta pergunta:

1. SENTIDO HISTÓRICO-CULTURAL: O ato de peregrinar ou fazer uma peregrinação consiste em percorrer um caminho que leva o peregrino desde o seu ponto de partida (que pode ser até a sua casa) a um lugar considerado sagrado, santo ou de devoção. Este lugar pode ser uma cidade, como Santiago de Compostela ou Roma, um templo ou mesmo um local na natureza, como a Gruta onde Maria Madalena viveu os seus últimos 30 anos de vida, que hoje é considerado um santuário.

2. SENTIDO FILOSÓFICO-ESPIRITUAL: É uma viagem em busca de si mesmo, um mergulho interno nas profundezas do próprio ser para encontrar as respostas tão almejadas. Neste sentido, o peregrino caminha não com uma motivação religiosa, mas sim focado na sua própria transformação, muitas vezes questionando-se sobre qual é o seu papel no mundo ou qual seria a sua missão de vida. Aqui, cada encontro é sagrado, é como se o Universo enviasse mensagens pela boca das outras pessoas para o peregrino.

3. SENTIDO EXPERIMENTAL: No sentido de viver a peregrinação holisticamente, o peregrino está aberto e disposto a viver uma experiência transformadora e a sair da sua zona de conforto. Cada dia é um desafio, o peregrino desafia-se a conhecer-se ainda mais e melhor vivendo a experiência tanto fisica, quanto emocional, espiritual e psicologicamente ao extremo, onde cada dor ou lágrima pode se tornar um grande professor.

Quando percorro um caminho de peregrinação, é como se ali fosse a “vida real”, onde a conexão entre as pessoas é mais pura e sincera, mas vamos nos aprofundar mais sobre isso num próximo artigo. Eu procuro estar tanto no SENTIDO EXPERIMENTAL quanto no FILOSÓFICO-ESPIRITUAL, sempre indo cada vez mais fundo na experiência e em mim mesmo.

É importante destacar que não existe somente o CAMINHO DE SANTIGO como caminho de peregrinação, apesar deste ser o mais famoso e percorrido hoje em dia. E também não há só um Caminho de Santiago, há uma enorme variedade de percursos, com caminhos não só atravessando a Espanha, mas também cruzando Portugal, França, Itália etc – há peregrinos que começam o caminho na Polônia ou na Rússia, por exemplo. Entre outras rotas de peregrinação que percorri, gostaria de destacar o CAMINHO DE ROMA, o CAMINHO DE JERUSALÉM, o CAMINHO DE FÁTIMA e a VIA FRANCÍGENA, esta última iniciando na Inglaterra e indo até a Itália, Mas há caminhos de peregrinação em todo o mundo!

Por fim, quero dizer que fazer peregrinação é uma EXPERIÊNCIA DE VIDA ÚNICA, onde você vai contar com uma infraestrutura muito satisfatória na grande maioria dos caminhos, mas isso também é assunto para um próximo artigo aqui no WEBSITE e outro vídeo no meu CANAL YOUTUBE.

Confira o primeiro vídeo da série PEREGRINART abaixo:

Um beijo no coração e buen camino peregrin@!

neoprincipal

Heart & Soul Guidance through Heartcoaching, Pilgrimage and Healing Music

Deixe um comentário